Cadernos autorais: produções em pequenos lotes com exclusivo design

O caderno talvez seja o artigo mais único existente, já imaginou que quando você começa escrever tem várias folhas em branco, virgens, aguardando uma história? Mesmo que o conteúdo seja copiado de uma lousa, por exemplo, para o caderno a letra não será igual, cada acento, risco, número ou desenho estará repleto de ineditismo.

Portanto, a exclusividade somente atinge o total êxito autoral no momento em que todas as fases forem elaboradas na antiga metodologia manual, assim como na destreza desempenhada no papiro.

Em Jaraguá do Sul (SC), Scheila Micheli Mertens utiliza seu talento para que o ato do escrever, anotar, colar, desenhar, calcular, seja repleto de estilo próprio, identidade com características ao ritmo slow.

“Comecei na encadernação artesanal como hobby, minha irmã cursava Design de Moda e precisava de cadernos avaliativos lindos para colagens e anotações em geral. [Depois] fez propaganda com suas amigas e entreguei muitas encomendas. Vi ali uma  oportunidade, daí em diante não parei mais, faço toda a montagem dos cadernos artesanalmente do início ao fim”, revelou.

“As costuras aprendi na internet e em cursos nas proximidades. Uso a encadernação copta etíope e a longstitch,  que são técnicas milenares empregadas desde os primórdios, quando descobriram que podiam encadernar para dar vida mais útil aos papiros”, acrescentou.

Para agregar mais perfeccionismo aos sketchbooks do ateliê Encadernate,  foi firmada uma importante parceria junto ao professor de desenho de moda Júnior Babinski que agregou na elaboração de ilustrações exclusivas para os produtos da marca. Um meticuloso processo de manufatura, cada elemento tem o tracejar dos criadores, envoltos em atributos individuais.

“É um ofício todo artesanal. Envolve muito carinho e dedicação, sempre pensando na satisfação do cliente. Também temos um preço justo, de acordo com cada trabalho”, explicou Scheila.

O consumo consciente, com peças que completam, são extensões inerentes ao modo de pensar, agir e interagir de quem irá utilizá-los. Artigos que recebem criativa soma de ideias na construção e irão fazer parte do cotidiano de pessoas tão únicas quanto os cadernos.

Contatos:

WhatsApp: (47) 99690-2026 – Instagram: @encadernarte_book – Facebook: /encadernarte

Fonte: Deborah Veneziano – Página Mineira / Publieditorial

Deixe seu Comentário